Clube Recreativo Gaúcho

Bruna Teles Mena
O Clube Recreativo Gaúcho foi o segundo clube negro a ter atividades na cidade de Jaguarão, existindo entre os anos de 1930 e provavelmente até a década de 1950. Fundado no dia 6 de outubro de 1932, mantendo sua sede própria, o Clube coexistiu com o Clube 24 de Agosto, o que impressiona por, neste período de tempo, Jaguarão ser uma cidade tão pequena com dois clubes e mais algumas instituições que destacavam o associativismo negro. Os dois clubes tinham uma boa relação com convites e saudações em seus discursos e nos jornais da cidade.
Um ano após a fundação do Clube Recreativo Gaúcho foi fundado um time chamado Gaúcho Footbal Club, provavelmente vinculado ao Clube, que disputou o campeonato municipal de Jaguarão na década de 1930 e realizou em 1933 um amistoso na cidade de Arroio Grande com um time local chamado José do Patrocínio, indicando conexões entre as comunidades negras das duas cidades, e preocupação em manter a representatividade e a pauta política da celebração da luta pela abolição.
O Clube foi formado por integrantes do Cordão Carnavalesco Malandros do Amor, e manteve o Cordão em suas atividades, o que indica sua ligação também com o carnaval, com importante atuação durante a década de 1940 e destaque na imprensa local, realizando desfiles pelas ruas e também bailes a fantasia em sua sede.
Além da ligação com o futebol e com o carnaval, o Clube Recreativo Gaúcho realizou também destacada atuação nos festivais culturais na década de 1940, notícia do Jornal A Folha, em 1941, dá indícios de que os festivais do Gaúcho eram muito esperados e contavam com um grande número de público para assistir. Os festivais de cultura que buscavam arrecadar fundos para a instituição, ocorriam no Teatro Esperança, principal teatro da cidade e palco de muitos eventos realizados pelas elites, o que demonstra a importância e muita organização política do Clube, que manejava os apoios políticos para realizar sua afirmação cidadã enquanto um clube das famílias negras na cidade.
Referências
AL-ALAM, Caiuá Cardoso. O Clube Recreativo Gaúcho: um clube social negro em Jaguarão (1930-40). Encontro Ecsravidão e Liberdade no Brasil Meridional., v. 9, p. 1-15, 2019.
AL-ALAM, Caiuá Cardoso; OLIVEIRA, Fernanda. A comunidade negra na fronteira entre Brasil e Uruguai: uma análise sobre o Pós-Abolição por meio dos Clubes Negros de Jaguarão e Melo em meados do século XX. História Unisinos, v. 25, n. 3, p. 503-517, 2021.
AL-ALAM, Caiuá Cardoso; ESCOBAR, Giane Vargas; MUNARETTO, Sara Teixeira (orgs.). Clube 24 de Agosto (1918-2018): 100 anos de resistência de um clube social negro na fronteira Brasil-Uruguai. Porto Alegre: ILU, 2018.